O Brasil apresentou cerca de 5,6 tentativas de fraudes digitais por minuto durante o segundo trimestre deste ano. A partir da análise de mais de 62 milhões de transações no período entre abril e junho, a AllowMe, plataforma de proteção de dados, estimou a frequência das tentativas de fraude e o montante cujo roubo foi evitado nesses três meses, imponentes 535 milhões de reais. Quando considerado todo o primeiro semestre de 2022, as perdas evitadas foram de mais de 760 milhões de reais, com uma incidência de 3,62 fraudes aplicadas por minuto. Nos mesmos meses do ano anterior, a frequência era de pouco mais de duas fraudes por minuto, configurando um aumento de 70%.
A gerente de inteligência de mercado do AllowMe, Diana Herrera, comenta sobre a importância de negócios online reagirem ao cenário cada vez mais desafiador. “A digitalização de processos nas mais variadas indústrias tem aumentado também as ações de fraudadores. Ferramentas que consigam identificar comportamentos suspeitos e cancelar transações executadas por fraudadores antes da concretização de seus golpes tem se tornado cada vez mais fundamentais para os negócios digitais”, diz.
A pesquisa aponta o setor financeiro como o principal alvo de golpistas, seguido pelo e-commerce e o setor de criptomoedas. Também foi identificado que 86% das fraudes ocorrem através de processos de login, com a efetuação de transações não correspondendo a nem 1% dos momentos em que fraudes são cometidas.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.