Relator se compromete a tirar “superpoderes” de parlamentares do Orçamento
Senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou a lideranças partidárias que retirará emendas do relator impositivas do texto
Por Victor Irajá
Atualizado em 12 jul 2022, 09h17 - Publicado em 11 jul 2022, 17h29
O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), senador Marcos do Val (Podemos-ES), se comprometeu com lideranças parlamentares a retirar da proposta o trecho que torna impositivo o pagamento das emendas de relator — que operacionalizam o Orçamento Secreto. A medida foi impulsionada por uma resistência da oposição em dar vazão ao texto, alegando que, numa eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo já começaria refém do Legislativo. “Tira poder de qualquer presidente”, relatou um parlamentar da oposição ao Radar Econômico.
A proposta prevê déficit de 65,9 bilhões de reais e o reajuste do salário mínimo sem aumento real. Em 2022, foram aprovados 16,5 bilhões de reais para as emendas de relator.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.