Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

80% dos brasileiros levam em conta avaliação de produtos antes da compra

Segundo levantamento, 67% pesquisam sobre marcas e preços na internet

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 set 2021, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vendedor em setor de eletroeletrônicos em supermercado no centro de São Paulo
    Dados indicam um padrão híbrido no comportamento do consumidor que, apesar de usar a internet para pesquisar sobre produtos, ainda se vale do antigo boca a boca. (Nacho Doce/REUTERS/VEJA)

    A pandemia elevou as vendas pela internet no Brasil. Os consumidores estão considerando cada vez mais as avaliações dos usuários dos produtos na hora decidirem pelas suas compras.  

    De acordo com estudo do Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores consideram fundamental que a marca ou produto de seu interesse tenha avaliações positivas de outros compradores antes de tomarem suas decisões. 

    Isso ocorre porque também porque as pessoas passam mais tempo pesquisando sobre seus objetos de desejo. Segundo o levantamento, 67% dos compradores pesquisam sobre preço, marca e informações dos produtos antes de efetuarem uma compra. 

    Essa rede de informações ajuda a criar um ciclo virtuoso, que pode atrair mais consumidores. Segundo o estudo, 51% dos consumidores escrevem uma resenha sobre o produto, marca ou loja quando ficam satisfeitos com a compra. Já 65% comentam com conhecidos quando isso ocorre. 

    Estes dois dados indicam um padrão híbrido no comportamento do consumidor que, apesar de usar a internet para pesquisar sobre produtos, ainda se vale do antigo boca a boca.

    Continua após a publicidade

    Há, contudo, segundo o estudo, diferenças geracionais no comportamento do consumidor. Ao ficarem satisfeitos com suas compras, os millennials (53%) e a geração X (52%) são os mais propensos a fazerem comentários dos produtos nas plataformas de avaliação. 

    Já 46% dos representantes da geração Z preferem manifestar suas impressões individualmente em seus próprios perfis e a geração Y (43%) é a que mais interagem com as marcas em seus perfis oficiais.

    A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em todo território nacional. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.