A condição para ministros do União desembarcarem do governo Lula
Ala governista do União concorda com cobranças de Lula por mais lealdade de ministros do partido

Em meio às cobranças do presidente Lula por uma defensa pública do governo pelos ministros de União e PP, parlamentares da ala governista do União concordam com a ofensiva feita pelo petista.
Fontes do União ouvidas pelo Radar consideram que os auxiliares pecaram ao não terem feito uma defesa ampla do Executivo durante o evento de lançamento da federação do partido com o PP. Na ocasião, dirigentes e governadores da legenda fizeram duras críticas à gestão petista.
Após as cobranças na reunião ministerial, os ministros Celso Sabino, do União, e André Fufuca, do PP, conversaram reservadamente com Lula e explicaram que não tiveram direito a fala no evento.
Apesar das pressões da cúpula por um desembarque, parlamentares do União mais próximos do Palácio do Planalto não acreditam que isso vá ocorrer tão cedo. A avaliação parte da desconfiança de que o PP não faria o mesmo movimento sobre todos os cargos que ocupa no governo.
“O PP pode até entregar o Esporte, mas não vai entregar a Caixa assim. Brigou muito para estar ali. Então, por que o União tem que deixar os postos por uma ordem interna?”, questiona uma liderança do União mais alinhada com Lula.