Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A promessa de Tarcísio que políticos do Rio esperam que Lula cumpra

O governo Bolsonaro prometeu licitar juntos os aeroportos Santos Dumont e Galeão, na capital fluminense

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 nov 2022, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Movimentação intensa de passageiros no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, RJ, na manhã desta terça-feira (15). O Aeroporto Santos Dumont está fechado para pousos, devido ao mau tempo, mas opera por instrumentos para decolagens
    Movimentação intensa de passageiros no aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, RJ, na manhã desta terça-feira (15). O Aeroporto Santos Dumont está fechado para pousos, devido ao mau tempo, mas opera por instrumentos para decolagens (Ale Silva/Futura Press/VEJA/VEJA/VEJA/VEJA)

    Políticos do Rio de Janeiro ouvidos pelo Radar esperam que o futuro governo de Lula cumpra uma promessa feita por Tarcísio de Freitas na época em que ele era ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, de licitar em um mesmo contrato os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, na capital fluminense.

    Em abril deste ano, o ministério divulgou que os dois equipamentos seriam concedidos a um mesmo ente privado. A ideia seria mitigar possíveis problemas de gestão previstos em caso de uma operação separada dos dois terminais.

    O plano inicial seria licitar somente o Santos Dumont, o aeroporto doméstico que fica no centro da capital. O edital previa a expansão da pista do aeroporto e a possibilidade de o terminal receber voos internacionais, o que não ocorre atualmente.

    A classe política do Rio reagiu à proposta alegando que a expansão do Santos Dumont seria predatória para o aeroporto internacional do Galeão, que poderia ficar insolvente pela falta de voos. Conceder os dois aeroportos em um mesmo contrato permitiria a gestão de voos sem que um aeroporto capturasse o movimento do outro.

    Continua após a publicidade

    Participantes do debate sobre a transição para o governo Lula contaram ao Radar que, caso o governo federal licite os aeroportos ainda este ano, esperam que a promessa de Tarcísio seja cumprida. Caso o leilão só ocorra em 2023, a expectativa é a de que o novo governo mantenha a ideia desenhada pela gestão bolsonarista.

    Nesta quarta, aliás, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, se queixou no Twitter do tamanho de uma fila dentro do Santos Dumont, enquanto o Galeão está vazio. “Tenho certeza que esse absurdo vai ser resolvido em breve!”, disse Paes, que é aliado de Lula.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.