A reclamação da campanha de Lula sobre o fundo eleitoral
Membros da cúpula petista têm se queixado de que gastos com viagens e propaganda na TV consomem boa parte dos recursos da legenda
Com 66,7 milhões de reais do fundo eleitoral destinados à campanha de Lula (PT), a coordenação do petista tem reclamado de falta de dinheiro.
Membros do comitê admitem que o maior problema tem sido a quantidade insuficiente de material físico — como santinhos e bandeiras — para chegar até o eleitor nas ruas.
“Houve uma redução muito grande, sem falar que o tempo de campanha de 45 dias é muito curto”, diz um membro da campanha. “Tem esse valor [de 66,7 milhões de reais] para o primeiro turno, mas é para tudo. As inserções na TV e as viagens consomem muito, vai uma boa parte.”
O plano, agora, é ampliar a produção e a distribuição de materiais.
Recursos do fundo eleitoral
Principal fonte de receita para as campanhas, o fundo eleitoral recebeu neste ano 4,9 bilhões de reais — quantia essa que é distribuída entre os partidos políticos de acordo com critérios determinados pelo TSE.
Em 2022, a sigla que mais recebeu recursos do fundo foi o União Brasil (782,5 milhões de reais), seguido pelo PT (500 milhões de reais) e pelo MDB (363,2 milhões de reais).
Em primeira fala ao Parlamento, Rei Charles promete defender Constituição
A reclamação da campanha de Lula sobre o fundo eleitoral
Trump impõe tarifa de 50% à Índia como punição por comprar petróleo russo

