Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Abin de Lula já conversa com 13 estados sobre parceria em inteligência

Gestões estaduais podem aderir ao Sistema Brasileiro de Inteligência para realizar ações conjuntas de combate ao crime e em outras frentes

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 jun 2024, 06h01

Em setembro do ano passado, o presidente Lula assinou um decreto reformulando o funcionamento do Sistema Brasileiro de Inteligência, o Sisbin.

Além de organizar os órgãos federais de inteligência, o decreto abriu caminho para uma cooperação mais intensa com governos estaduais na área de inteligência.

Nove meses após o decreto, metade dos estados do país já demonstrou interesse em entrar no Sisbin para promover ações de inteligência coordenadas.

As mudanças vieram na esteira das notícias de que a gestão de Jair Bolsonaro teria promovido o aparelhamento da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, para, segundo investigações da Polícia Federal, espionar desafetos do bolsonarismo. No início deste ano, a PF inclusive realizou uma operação na esteira dessas apurações e mirou alvos ligados ao serviço secreto.

A Abin tem uma agenda lotada de missões neste terceiro mandato de Lula. Cuida, por exemplo, do monitoramento de ameaças e na organização de grandes eventos, como o encontro do G20 no Rio de Janeiro, o encontro do Brics e a COP-30, no próximo ano, em Belém.

Continua após a publicidade

Também são temas prioritários para a Abino apoio ao combate a crimes em áreas indígenas na Amazônia e o acompanhamento do processo de eleições municipais.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.