Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Alesp aprova abertura de processo que pode cassar mandato de Arthur do Val

Deputado é alvo de 21 representações que pedem a perda de mandato por quebra de decoro no caso de declarações sobre mulheres ucranianas

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 mar 2022, 14h13 - Publicado em 18 mar 2022, 14h07

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta sexta, por unanimidade, a abertura de processo contra o deputado Arthur do Val (sem partido). O procedimento poderá levar à cassação do parlamentar ou a punições mais brandas, como advertência e suspensão.

Do Val é alvo de 20 representações que pedem a sua cassação por quebra de decoro. No início do mês, ele fez declarações polêmicas sobre mulheres ucranianas refugiadas.

O deputado entregou a chamada defesa prévia ao colegiado na última quinta. Agora, terá o prazo de cinco sessões legislativas para apresentar a defesa de mérito, a contar a partir de segunda-feira.

Depois dos procedimentos, a presidente do Conselho, deputada Maria Lucia Amary (PSDB), deverá escolher o relator do caso, que, por sua vez, terá até quinze dias para apresentar o voto.

Continua após a publicidade

O relator poderá pedir o arquivamento ou uma das quatro punições possíveis, sendo elas a advertência — verbal ou escrita –, censura, suspensão ou cassação do mandato.

Caso o Conselho aprove uma suspensão ou cassação, a decisão terá de ser referendada pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.