Presidente, Jair Bolsonaro parece não gostar do conceito de autonomia da Polícia Federal – como dão a entender as denúncias feitas pelo agora ex-ministro Sergio Moro e a exoneração do diretor-geral da instituição nesta sexta-feira.
Mas o candidato a presidente Bolsonaro dizia apoiar a independência da PF. Em vídeo gravado pelo candidato a deputado estadual pelo Paraná Fernando Francischini à época da campanha presidencial em 2018, Bolsonaro diz a plenos pulmões: “Imagina a PF sem autonomia, como estaria nosso país neste momento? Fico honrado pelo trabalho desempenhado nessa operação conhecida como Lava-Jato”.
No vídeo, Delegado Francischini fala da PEC 412, sobre a autonomia da instituição, e dos “dos desmandos do PT e as tentativas de controlar uma polícia de estado, e não de governo”. O candidato Bolsonaro completa: “Na questão apontada pelo Francischini estamos juntos por uma PF independente”.
De acordo com Sergio Moro, Bolsonaro queria trocar o comando da PF para ter acesso ao diretor-geral, interferindo, justamente, em sua autonomia. O mundo dá voltas.
[wpvideo 4ZpN9h4L]