Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Associação de Arte Contemporânea e Apex mapeiam galerias no país

Pesquisa setorial inicia coleta de dados neste mês pela primeira vez desde 2018

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jun 2024, 18h30

O Projeto Latitude, que reúne a Associação Brasileira de Arte Contemporânea e a ApexBrasil, vai mapear o funcionamento e o tamanho do setor de artes plásticas no Brasil. Esta é a 7ª edição da pesquisa, mas a primeira após a pandemia de Covid-19. O levantamento não ocorre há seis anos.

A pesquisa pretende entender desde as questões econômicas até os fatores relacionados à produção artística e comportamentais dos consumidores que influenciam no desenvolvimento das galerias de arte contemporânea no país. A coleta de dados junto às galerias inicia este mês e se estende até outubro.

Dados como volume de negócios, tendências de mercado, perfil dos compradores, estratégias de venda, desafios para participação em eventos nacionais e internacionais e perspectivas do setor serão computados de forma sigilosa e as informações vão embasar políticas públicas, estratégias empresariais e investimentos no mercado da arte contemporânea.

“A pandemia da Covid-19 prejudicou muito o setor no que diz respeito à atualização de dados do mercado, não à toa a última pesquisa foi realizada em 2018”, afirma Victoria Zuffo, presidente da ABACT.

Continua após a publicidade

“O déficit dessas informações se faz ainda mais crítico quando falamos de planejamento estratégico, profissionalização do setor e da internacionalização de atividades”, complementa.

Todas as galerias brasileiras, associadas ou não à ABACT, podem participar da pesquisa setorial. O levantamento também prevê uma pesquisa qualitativa envolvendo demais agentes-chave do mercado, como casas de leilão, feiras de arte, transportadoras, curadores e consultores. O processo será realizado com total confidencialidade e garantia de sigilo sobre os dados coletados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.