Candidato de Kassab ao governo de Alagoas empata com Collor, diz pesquisa
Levantamento do Ibrape ouviu 1.992 pessoas entre 16 e 19 de março; briga pela dianteira inclui senador tucano e candidato dos Calheiros
A disputa pelo governo de Alagoas está indefinida, segundo a pesquisa do Ibrape divulgada nesta terça-feira. O instituto simulou diversos cenários e no primeiro e mais abrangente testou a força do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello na disputa, apesar de ele já ter indicado que pretende concorrer à reeleição ao Senado.
No levantamento contratado pelo MDB, Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió do PSD de Gilberto Kassab, tem 19% das intenções, contra 17% de Fernando Collor (Pros) e 15% de Rodrigo Cunha, senador tucano que tem mandato até 2027.
Na sequência, com 11%, vem o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), candidato da família Calheiros, que busca apoio de Lula ao seu nome. Antônio Albuquerque, deputado estadual do PTB de Roberto Jefferson, fica com 4% e Josan Leite (Patriota), com 1%. Ainda não está claro quem será o candidato de Arthur Lira, outra força política da região, e quem será o nome de Jair Bolsonaro na disputa.
A pesquisa ouviu 1.992 pessoas de 16 a 19 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%. Com a margem de erro, Palmeira e Collor estão tecnicamente empatados na liderança. O levantamento foi registrado sob o número AL-03385/2022.
A pesquisa simulou disputas com menos concorrentes. Num cenário sem Collor, Rui Palmeira vai a 26%, contra 21% de Rodrigo Cunha e 16% de Paulo Dantas. Palmeira aparece na frente em todos os cenários em que é mencionado.
Já Paulo Dantas perde em todos que disputa. É sabido que o atual governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), deixará o cargo antes do fim do mandato para tentar uma vaga ao Senado. Como ele não tem vice atualmente, seu sucessor na reta final do mandato deverá ser escolhido indiretamente pela assembleia de Alagoas. Dantas é cotado como um dos favoritos ao posto. O grupo dos Calheiros espera que isso torne seu candidato mais conhecido e viabilize a sua eleição em outubro.