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CGU aponta falha da Enel durante ‘apagões’ de 2023 e 2024 em SP

Concessionária teria descumprido parte de plano de contingência elaborado para situações de emergência

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 jul 2025, 18h17 - Publicado em 21 jul 2025, 16h31

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, nesta segunda, o relatório final de uma auditoria que apurou a responsabilidade da concessionária Enel sobre a série de “apagões” elétricos que atingiram a cidade de São Paulo e região metropolitana durante tempestades e enchentes nos anos de 2023 e 2024, os mais intensos desde 1995, segundo a Defesa Civil do estado.

À época, milhões de pessoas e empresas ficaram sem luz, gerando um prejuízo bilionário ao varejo e aos serviços.

Segundo a CGU, a Enel não cumpriu plenamente um plano de contingência elaborado após fortes chuvas em novembro de 2023, especialmente no tocante à mobilização de equipes.

Neste sentido, a Controladoria recomendou à ANEEL, órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia (MME) responsável pela regulamentação e fiscalização do setor, que implemente um procedimento de fiscalização específico para situações de emergência, avaliando a adesão das ações da concessionária ao plano de contingência.

O órgão também apontou fragilidades na regulamentação que monitora o desempenho das concessionárias durante situações de emergência, e atestou que a ANEEL tem se esforçado por um processo de melhoria.

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“É essencial aprimorar essa regulamentação para assegurar a continuidade, eficiência, segurança e rapidez na prestação do serviço. Verificou-se que a ANEEL conduz processo de melhoria da regulação nesse contexto, tendo sido recomendado o reforço das ações em andamento, com o aprimoramento das diretrizes para avaliação e monitoramento do desempenho das concessionárias em situações semelhantes ao caso em questão”, disse a CGU.

A Enel se manifestou sobre o relatório da CGU. Veja abaixo, na íntegra, a nota enviada ao Radar pela concessionária:

“A Enel Distribuição São Paulo informa que, em novembro de 2023, um temporal impactou 2,1 milhões de clientes em sua área de concessão. Desse total, 66% tiveram o fornecimento restabelecido em até 24 horas e 86% em até 48 horas. Em outubro de 2024, um evento climático ainda mais forte, que atingiu um número maior de clientes – 3,1 milhões, contou com recuperação mais rápida: 80% dos afetados tiveram o fornecimento restabelecido em até 24 horas e 93% em até 48 horas. A companhia reforça seu compromisso com a resiliência da rede e a melhoria contínua do fornecimento de energia, ampliando significativamente seus investimentos, com um montante recorde para a área de concessão em São Paulo entre 2025 e 2027, de R$ 10,4 bilhões. O objetivo é fazer frente às mudanças climáticas. Além dos aportes substanciais, a distribuidora reforçou seu plano operacional de forma estrutural, com a contratação de 1.200 novos profissionais concluída em março”.

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