A Anvisa aprovou nesta terça-feira novas medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves. Com o aumento significativo de casos de Covid-19, a nova resolução retoma a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir de sexta-feira. A exigência havia sido revogada pela agência pouco mais de três meses atrás, em agosto.
“O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, justificou um dos diretores da agência, Alex Campos.
A avaliação do cenário epidemiológico foi debatida na segunda-feira pela Anvisa, com especialistas e representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Fiocruz, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Conass e Conasems, os conselhos nacionais de secretários municipais e estaduais de Saúde.
A conclusão foi de que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados.