Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Comissão do Senado debate projeto que tira o sono de delegados da PF

Proposta na Comissão de Segurança Pública condiciona a autorização de medidas cautelares pedidas pela Polícia Federal ao aval do Ministério Público

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h06 - Publicado em 25 mar 2024, 09h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Agentes da Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão  (PF/Divulgação)

    A Comissão de Segurança Pública do Senado vai fazer nesta terça-feira, às 11h, audiência pública sobre projeto que condiciona a autorização de medidas cautelares pedidas pela Polícia Federal antes da denúncia ao aval do Ministério Público.

    Um dos parágrafos estabelece que “a prisão preventiva decorrente de representação da autoridade policial somente pode ser decretada se houver manifestação favorável do respectivo titular da ação penal”.

    O teor da proposta tira o sono de delegados da PF. Uma das preocupações é com a hipótese de o texto atrapalhar o combate a crimes que demandem ação urgente, como um sequestro.

    Há duas semanas, a Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF) conversou com senadores para evitar que o projeto fosse aprovado sem um aprofundamento da discussão dos seus possíveis efeitos. 

    Continua após a publicidade

    A proposta tramita em caráter terminativo na comissão – ou seja, se for aprovado pelo colegiado e não houver recurso para levá-lo ao plenário do Senado, o projeto vai direto à Câmara dos Deputados.

    Outra determinação do texto é a de que, em investigações envolvendo autoridades com foro privilegiado, a concessão de qualquer medida cautelar, inclusive decretação de prisão, dependa de “decisão colegiada do tribunal competente para o julgamento da ação penal originária”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.