Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Comissão pós-8 de janeiro discute criminalizar apologia a golpe e tortura

Projeto do senador Rogério Carvalho (PT-SE) prevê aumento de pena quando o autor for agente político e se houver uso de perfis falsos e robôs nas redes

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jun 2024, 17h05 - Publicado em 6 jun 2024, 08h30

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD), instalada no Senado como uma resposta aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, pode votar nesta quinta, a partir das 10h, projeto de Rogério Carvalho (PT-SE) que torna crime fazer apologia à tortura, a torturadores e à instauração de um regime ditatorial no país.

O texto prevê de três a seis meses de prisão e multa. Se o autor for agente político, membro do Poder Judiciário ou do Ministério Público, o tempo de prisão sobe para seis meses a um ano. Usar perfis falsos ou robôs para divulgar o ato nas redes aumenta a pena pela metade.

A relatora do projeto, Teresa Leitão (PT-PE), afirma em seu parecer que, com o aumento da polarização política no Brasil, “observamos o surgimento de discursos de ódio, violentos e que defendem o retorno da ditadura militar no país, assim como celebram figuras ligadas a atos de tortura durante aquele período sombrio da nação”. 

“Essas manifestações, indubitavelmente, acabam estimulando o crescimento de grupos radicais que se opõem à democracia e à ordem constitucional”, acrescenta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.