Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Contra Bolsonaro, Pará é outro estado a anunciar entrega de absorventes

Após veto em programa federal de saúde menstrual, estados têm decidido por conta própria fazer a distribuição do item de higiene a mulheres de baixa renda

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2021, 14h10 - Publicado em 11 out 2021, 13h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Absorvente
    Distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda: mesmo com veto presidencial em programa federal, Pará, Goiás, Piauí e Pernambuco anunciaram que farão entrega por conta própria (\/Getty Images)

    Em meio à polêmica do veto do presidente Jair Bolsonaro à distribuição de absorventes, o Pará acaba de anunciar que vai fazer a entrega gratuita do item de higiene a mulheres de baixa renda. Até agora, a iniciativa também foi encabeçada pelos estados do Piauí, Goiás e Pernambuco.

    “O governo do Pará vai distribuir absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública. O estado tem compromisso em reduzir o desequilíbrio social e é nosso papel garantir a distribuição gratuita destes produtos”, publicou o governador Helder Barbalho (MDB) em suas redes sociais.

    Barbalho também anunciou que a fundação ParáPaz será responsável pela logística.

    Sancionado por Bolsonaro na última semana, o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual foi oficializado como “estratégia para a promoção da saúde e atenção à higiene” e para “combater a precariedade menstrual”. No entanto, teve seus principais instrumentos de acesso ao item de higiene vetados.

    Continua após a publicidade

    O governo justificou que os pontos barrados apresentavam problemas “técnicos e jurídicos”, que poderiam resultar em crime de responsabilidade fiscal, além do projeto não indicar fonte apropriada para criação da nova despesa.

    Na última sexta à noite, no entanto, a Secretaria de Comunicação anunciou que iria “trabalhar para viabilizar” a entrega dos absorventes ao público pretendido — sem dar detalhes de como ou quando.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.