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Correios recebem notificação por suposta cobrança de serviço gratuito

Secretaria Nacional do Consumidor apura problemas com serviços de acessibilidade prestados pela empresa pública

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 mar 2021, 16h47 - Publicado em 8 mar 2021, 12h31
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  • A Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, notificou os Correios para esclarecer a suspeita de cobrança indevida pelo chamado cecograma — serviço postal em braille oferecido gratuitamente pela estatal.

    A Secretaria também questionou outros aspectos de atendimento à pessoa com deficiência nos serviços dos Correios, como a acessibilidade no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e nas agências físicas da empresa pública.

    “Os serviços postais são essenciais e devemos garantir que sejam acessíveis a todos os brasileiros”, afirmou ao Radar a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.

    ATUALIZAÇÃO, 16H45 — A assessoria dos Correios enviou nota ao Radar: “A Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON formalizou uma consulta, e não uma notificação como diz a matéria. A consulta abordou o tema ‘Acessibilidade’, como um todo. Em relação ao serviço de ‘Cecograma’, reforçamos que é prestado de forma gratuita em todo o país e sua postagem vem sendo realizada de forma contínua. Os Correios oferecem, também, o serviço adicional ‘Transcrição em Braille’, que pode ser contratado nas agências próprias em todo país. O serviço possibilita a transcrição para o sistema Braille de cartas manuscritas ou digitadas e pode ser utilizado até por quem não domina a linguagem Braille e quer se comunicar com deficientes visuais. Tal serviço está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Por sua vez, os usuários surdos ou com deficiência auditiva podem ter acesso ao SAC, por meio de Terminal Telefônico para Surdos – TTS – 0800-7250898. As agências dos Correios contam com efetivo preparado para atendimento aos usuários portadores de necessidades especiais e seu site possui diversos recursos de acessibilidade. Essas e outras informações também serão prestadas à SENACON.”

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