Jovens aumentaram o consumo de vinho na pandemia, diz estudo
Nascidos entre as décadas de 60 e 80 ainda são os principais compradores, mas Geração Z tem despontado na compra de garrafas, mostra pesquisa da Evino
Os jovens da Geração Z representam a faixa etária que mais aumentou o consumo de vinho entre 2020 e 2021, segundo dados compilados recentemente pela Evino, plataforma digital de venda de rótulos. Foram mais de 5 milhões de garrafas vendidas no período.
O levantamento mostra que os nascidos a partir de 1996, apesar de serem ainda a menor fatia de compradores — representando 3,5% dos 350.000 clientes do e-commerce — ampliaram o consumo da bebida em 30%.
Em segundo, aparecem os Baby Boomers, nascidos entre 1945 e 1964, com aumento de 5% na compra de garrafas.
A pesquisa mostra que quem lidera o consumo de vinho é a Geração X, com os nascidos entre 1965 e 1989, representando 40% dos clientes da plataforma.
Em segundo, estão os Millenials (também conhecidos como Geração Y), nascidos entre 1981 e 1995, e que somam 30% do público.
Além da faixa etária, outro ponto curioso é a proporção de gênero entre os compradores. Quantos mais jovem o grupo, menor é a diferença no comportamento de compra.
No caso dos Baby Boomers, 75% dos clientes são homens, que representam 64% do público da Geração X e, 57% nos Millenials.
Na Geração Z, a proporção é basicamente a mesma: 50% homens e 50% mulheres.
As uvas campeãs, para todas as gerações, foram a Tempranillo, Malbec, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.