Após acordo entre lideranças de bancadas e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ficou definido que o PSC — sigla ligada à Assembleia de Deus — ficará com a Comissão de Segurança Pública da Casa. O colegiado será presidido pelo deputado Aluísio Mendes (PSC-MA).
Lira afirmou mais cedo que os líderes partidários devem concluir a indicação dos nomes para as demais comissões até esta quarta-feira.
Os acordos sobre quais partidos comandariam quais respectivas comissões já haviam sido firmados, preliminarmente, em fevereiro. O prazo para definição, no entanto, foi prorrogado devido à janela partidária.
O que ainda estava pendente era a Comissão de Constituição e Justiça, colegiado considerado o mais importante da Casa — que acabou indo para o União Brasil, que também arrematou a Comissão Mista de Orçamento.
Quando eleito presidente, Lira firmou acordo com os partidos que o apoiaram de garantir a presidência da CCJ para o PSL — que se fundiu com o DEM, criando o União Brasil. Por outro lado, alguns deputados do PSL também migraram para o PL, o que acabou gerando uma indefinição sobre para quem iria o comando do colegiado.