Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado do PT começa a buscar apoio a projeto que provoca militares

Proposta de Emenda Constitucional para revisar o artigo 142 não foi bem vista na caserna

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 mar 2023, 13h04 - Publicado em 6 mar 2023, 07h30

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) começou na semana passada a coletar assinaturas para a PEC que altera o artigo 142 da Constituição. O projeto prevê retirar a Garantia da Lei e da Ordem da responsabilidade das Forças Armadas, de modo que a GLO seria atribuição dos órgãos de Segurança Pública. 

A PEC também determina que militares devem ir para a reserva, caso tenham aspirações políticas e concorram em eleições. Ao Radar, o deputado afirmou que as Forças Armadas devem focar nos cuidados “da segurança territorial e soberania nacional”.

“Em primeiro lugar acaba essa confusão, essa ideia que a extrema direita divulga, que os militares exercem algum tipo de poder moderador. Segundo lugar, os militares não têm preparo para essas atividades de Segurança Pública”, disse o deputado.

“Essas operações que fizeram na Favela da Maré, Rio de Janeiro, isso tudo foi inócuo, não teve nenhum efeito. Continuam as milícias mandando no Rio, continua a mesma coisa”, seguiu. 

A proposta pegou mal na caserna, conforme mostrou o Radar, na edição de VEJA que está nas bancas. Lula e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, chegaram a ter uma conversa para apaziguar a situação. A ideia é manter os militares calmos, movimento que afastaria o bolsonarismo dos holofotes e geraria ganhos políticos ao presidente. O petista se comprometeu em intervir.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.