A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgou nesta quinta o protocolo de operações para a posse de Lula. O público poderá acessar a Praça dos Três Poderes até às 12h30 de domingo ou até o público atingir cerca de 30.000 pessoas.
O plano prevê reforço no monitoramento e alterações no trânsito. A Esplanada dos Ministérios vai estar fechada a partir das 5h desta sexta.
A PM vai controlar o acesso, revistar o público e bloquear as principais vias da Esplanada dos Ministérios. Também vai pôr em ação a tropa de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais. Os prédios públicos vão ter segurança própria.
Toda região será monitorada com videomonitoramento, drones e informações enviadas diretamente ao Centro Integrado de Operações de Brasília. Todo o efetivo do DF vai atuar no evento, ou está de sobreaviso.
“Colocaremos em prática nosso planejamento integrado, constituído em conjunto e com informações dos setores de inteligência das forças de segurança pública, locais e federais”, disse o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Para a posse teremos ações específicas, dada a complexidade do evento e devido o momento histórico”, acrescentou.
Uma estrutura na área do Museu Nacional chamada de Cidade da Segurança foi criada para auxiliar os agentes em serviço, com unidades móveis de apoio e assistência médica. Outros três pontos da Esplanada contarão com ambulâncias e atendimento pré-hospitalar.