Embaixada do Uruguai terá delegação pluripartidária na posse de Lula
Comitiva será formada por representantes das três principais forças políticas do país vizinho
Uma comitiva pluripartidária de políticos uruguaios vai desembarcar em Brasília para a posse de Lula. A informação foi oficializada pela Embaixada do Uruguai no Brasil.
“Esta importante delegação com mandatários pertencentes às três grandes forças políticas que governaram a República Oriental do Uruguai, simboliza a forte tradição uruguaia de respeito pelo seu sistema democrático republicano de governo e personifica, na presença do Chefe de Estado e dos Ex-Presidentes, os profundos laços de amizade e os sólidos e históricos vínculos existentes entre Uruguai e Brasil”, diz a embaixada.
Identificado com a centro-direita, o atual presidente Luis Lacalle Pou é filiado ao Partido Nacional. O grupo político defende o liberalismo, o nacionalismo e o humanismo. Já Julio Maria Sanguinetti, do Partido Colorado, é alinhado à centro-esquerda. Sanguinetti foi presidente por dois mandatos, em 1985 e 1995.
No primeiro governo, Sanguinetti anistiou os guerrilheiros Tupamaros, entre eles José Mujica, que também confirmou presença na posse de Lula. Mujica, da Frente Ampla, governou o país vizinho entre 2010 e 2015 e é o representante mais à esquerda da comitiva, que também conta com o diplomata de carreira e atual chanceler, Francisco Bustillo.
Os partidos Colorado e Nacional foram fundados no século 19, resultado das batalhas entre os generais José Rivera (Colorado) e Manuel Oribe (Nacional). Já a Frente Ampla, foi fundada nos anos 1970, durante o regime militar, que a considerava ilegal. Os três partidos se alternam no comando do Uruguai desde 1835.