O ex-ministro de Relações Exteriores Aloysio Nunes não poupou palavras para criticar a visita do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo às instalações da Operação Acolhida, em Boa Vista.
“O norte de nossa política externa deve ser o interesse nacional. É o caso de perguntarmos o que nos acrescenta a montagem de um palanque eleitoral para um discurso provocativo de interesse exclusivo de Donald Trump”, disse Nunes nas redes sociais sobre a passagem de Pompeo pelo país na sexta-feira. A Operação Acolhida recebe imigrantes venezuelanos que entram no Brasil por Roraima.
“O Brasil deve cultivar relações positivas, não excludentes, e pautadas pela reciprocidade com os Estados Unidos, o que é muito diferente de vassalagem a um presidente-candidato”, completou.
O presidente da Câmara Rodrigo Maia também criticou a visita de ontem, realizada a menos de dois meses da eleição nos Estados Unidos, e que pode manter no cargo o candidato predileto de Jair Bolsonaro.
Em nota, Maia disse que “a visita do secretário não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”.