O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), emitiu alerta nas redes aos moradores da região Sul do estado. É que o fenômeno climático que causou destruição em boa parte do território gaúcho agora se movimenta para a região da chamada “Costa Doce”.
O governo prevê “perigo extremo de tempestades” — alagamentos generalizados, além de granizo — nessas regiões, onde as prefeituras já adotam medidas de segurança, com a retirada de moradores de áreas de risco. “Acreditem nos alertas e nos ajudem a salvar vidas”, disse Eduardo Leite.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou nesta terça-feira, 7, o número de mortes provocadas pela tragédia climática no estado. Segundo o órgão, 90 pessoas morreram nos temporais, 132 seguem desaparecidas e há 361 feridos. O estado registra mais de 200 mil pessoas fora de casa. Desse total, 48 mil estão em abrigos e 155 mil desalojados. O RS tem 388 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,3 milhão de pessoas afetadas.