O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ao abrir a reunião ministerial desta quinta-feira, 8, que o Palácio do Planalto vai convidar os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal para uma apresentação sobre a PEC da Segurança Pública.
Trata-se de uma proposta do ministro Ricardo Lewandowski para, segundo Lula, estabelecer uma política nacional de segurança pública e “valorizar os entes federados, definir o papel de cada um e o compromisso de cada um” no enfrentamento ao crime organizado.
“O crime organizado virou uma multinacional de delitos e, muitas vezes, eles estão muito à frente da própria polícia dos estados”, declarou o presidente. “A gente não quer nem ter ingerência e nem quer mandar. A gente quer compartilhar ações conjuntas, com a definição concreta na Constituição do papel de cada um de nós”, disse.
A PEC foi tema de reunião na quarta-feira entre Lula, Lewandowski e os ministros que já foram governadores – Geraldo Alckmin, Rui Costa, Renan Filho, Camilo Santana, Waldez Góes e Wellington Dias.