Igreja cancela palestra de pastor apontado como defensor da escravidão
Norte-americano, Douglas Wilson iria participar de evento da Consciência Cristã, em Campina Grande
A palestra do pastor norte-americano Douglas Wilson, da Christ Church, foi cancelada da 26ª edição do Encontro para a Consciência Cristã, que vai ocorrer em Campina Grande (PB), entre 8 e 13 de fevereiro.
Após o anúncio da programação do evento, houve uma mobilização contrária à vinda do pastor. Ele faz parte de uma corrente de religiosos estadunidenses que usam argumentos bíblicos para justificar a escravidão no Sul dos Estados Undios e é autor de dois livros que defendem o regime escravista.
Em seu blog, Wilson publicou, após o cancelamento da palestra, um artigo entitulado: “Uma palavra às pessoas de bem do Brasil”. A Igreja Consciência Cristã, que promove o evento no Brasil, também se pronunciou.
“Decidimos cancelar a participação do pastor Douglas Wilson, da Christ Church (EUA), após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano”, disse o pastor Euder Faber, em nota.
No comunicado, Faber alerta para o risco de “escalada de violência física” e afirma que o cancelamento tem o objetivo de “garantir a segurança física do pastor Wilson”.
A palestra do pastor norte-americano foi retirada da programação do evento, que mantém a participação em podcast de sua esposa, Nancy Wilson. Ela é autora de dois livros, que são guias sobre o que ela considera essencial às mulheres, como, pensar em legado familiar, organizar o jantar e ter hospitalidade.