Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Impostômetro: Brasil supera R$ 2 trilhões em 40 dias a menos que 2023

Em comparação com o ano passado, a marca foi registrada 40 dias mais cedo

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 jul 2024, 12h11 - Publicado em 22 jul 2024, 12h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro histórico da capital paulista, atingiu a marca de 2 trilhões de reais em impostos às 8h20 deste domingo
    O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro histórico da capital paulista, atingiu a marca de 2 trilhões de reais em impostos às 8h20 deste domingo (ACSP/Divulgação)

    Batizado de “Impostômetro“, o contador de impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros em 2024 superou a marca de 2 trilhões de reais às 8h20 da manhã deste domingo, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo. Ao meio-dia desta segunda-feira, o Impostômetro já registrava 11,3 bilhões a mais.

    O valor é apresentado em tempo real na internet e em um painel instalado na sede da ACSP, no centro histórico da capital paulista, e diz respeito aos impostos arrecadados desde o início do ano pelos governos federal, estaduais e municipais.

    Neste ano, o país alcançou os 2 trilhões de reais pagos em tributos 40 dias mais cedo que em 2023 — quando a marca foi atingida no dia 30 de agosto.

    Em 21 de julho do ano passado, o valor contabilizado era de 1,7 trilhão de reais, o que indica um crescimento de 17,6% até o momento.

    Continua após a publicidade

    Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, o avanço foi impulsionado pelo aumento da atividade econômica, renda e emprego, além do impacto da inflação e da reintegração do PIS e Cofins nos combustíveis.

    De acordo com dados da ACSP, a arrecadação no Brasil atingiu a marca de 2 trilhões de reais em impostos pela primeira vez somente em 9 de dezembro de 2015. Em julho daquele ano, o Impostômetro registrava 1,1 trilhão de reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.