Instituto Lojas Renner capacita mulheres refugiadas em parceria com a ONU
Programa “Empoderando Refugiadas” deve formar 100 pessoas para o mercado de trabalho

Um curso de formação vai capacitar 100 mulheres refugiadas ao mercado de trabalho em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Boa Vista (RR). A capacitação faz parte do programa “Empoderando Refugiadas”, apoiado pelo Instituto Lojas Renner, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Pacto Global da ONU no Brasil e a ONU Mulheres. O projeto já capacitou mais de 500 refugiados desde 2016.
Neste ano, a turma da capital paulista será a primeira dedicada a corte e costura, em uma capacitação de fornecedores das Lojas Renner com o Senai. As aulas iniciam nesta semana, para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta quinta-feira, 20 de junho.
Além de frequentarem o curso e obterem um certificado, as alunas das turmas de São Paulo terão a oportunidade de participar de uma Feira de Empregabilidade para aumentar suas chances de encontrar uma colocação profissional. A própria Lojas Renner já contratou aproximadamente 120 refugiadas ao longo de toda a trajetória do programa.
“Sabemos da importância de oferecer condições para que mulheres em situação de refúgio sigam sua vida com dignidade no nosso país, ressignificando suas vidas e as de suas famílias”, comenta o diretor executivo do Instituto Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.
A marca vai doar às participantes do programa peças de roupas para entrevistas de emprego.