Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lei ambiental é entrave para produzir fertilizante no Brasil, diz ministra

Exploração de minas de potássio no estado do Amazonas garantiria 25% do que atualmente é importado do mineral. alvo de sanções no leste europeu

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 mar 2022, 16h45 - Publicado em 2 mar 2022, 16h40

Em entrevista à CNN nesta quarta, a ministra da Agricultura Tereza Cristina afirmou que, atualmente, o maior entrave à produção de fertilizantes agrícolas no Brasil são as licenças ambientais, que espantam possíveis investidores.

Na última terça, a Bielorússia, um dos principais exportadores dos insumos às lavouras brasileiras, anunciou a interrupção do fornecimento após um bloqueio feito pela Lituânia. A suspensão já era prevista há meses, mas o acirramento do conflito entre Rússia e Ucrânia acendeu alerta entre o agronegócio brasileiro, que vê com preocupação o cenário de abastecimento de insumos para os próximos meses.

“Temos gargalos da legislação, gargalos tributários, temos principalmente um problema muito sério que são as licenças ambientais, que demoram cinco, dez anos, e às vezes os investidores acabam desistindo de explorar esse potencial que nós temos, principalmente no potássio“, disse Tereza Cristina.

Segundo a ministra, a exploração de minas de potássio localizadas no Amazonas garantiria 25% do suprimento do fertilizante importado — que hoje é de 96%.

Tereza Cristina afirmou que os produtores brasileiros têm o chamado “estoque de passagem” até a próxima safra, ou seja, há quantidade suficiente de fertilizantes até outubro — no entanto, há uma preocupação com o restabelecimento das importações e com o possível aumento dos preços dos produtos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.