Lewandowski escolhe ex-secretário-geral do STF como número 2 do MJSP
Manoel Carlos de Almeida Neto deve ser secretário-executivo do MJSP; Ana Maria Neves foi escolhida para a chefia de gabinete
Ricardo Lewandowski comunicou nos últimos dias ao governo Lula a indicação do advogado e professor Manoel Carlos de Almeida Neto, ex-secretário-geral do TSE e do STF, para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública — hoje ocupado por Ricardo Cappelli.
Junto com a escolha de Ana Maria Alvarenga Mamede Neves para a chefia de gabinete, Lewandowski retoma a estrutura de gestão que comandou quando foi presidente da corte eleitoral e do Supremo.
Manoel Carlos é diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) há oito anos. O Radar apurou que ele já teria avisado ao diretor-presidente da empresa, Benjamin Steinbruch, que aceitaria o convite para o MJSP. O clima foi de despedida.
Antes de tomar posse no ministério, Lewandowski concluirá a desvinculação de todas as atividades que assumiu na iniciativa privada. Em que pesem as escolhas de antigos conhecidos para os dois cargos-chave, a ideia é dar continuidade ao trabalho de Flávio Dino.