Lira adia reunião com líderes e deve postergar votação de offshore
Expectativa do governo era que projeto fosse pautado nesta terça-feira; presidente da Câmara diz que ‘procura um consenso’
Arthur Lira adiou a reunião de líderes desta terça-feira para o dia seguinte. O encontro deveria definir a pauta de votação do plenário, que inclui o projeto para taxação de fundos offshore — considerado prioritário pela equipe econômica do governo para aumentar a arrecadação de receitas, em busca do plano fiscal de Fernando Haddad de entregar déficit zero em 2024.
Enquanto o presidente da Câmara estava em viagem para Índia e China, o deputado Marcos Pereira, substituto de Lira no comando da Casa, cogitou colocar a taxação de offshore em votação no dia 18. Depois, a nova expectativa era pautar o projeto nesta terça-feira, o que também não deve ocorrer, salvo um acordo seja tratado entre os líderes nas próximas horas.
“O objetivo do presidente da Câmara é o de procurar um consenso no colégio de líderes”, disse Lira, em nota.
Na segunda-feira, o ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, disse que os projetos importantes “para consolidar esse equilíbrio orçamentário” devem ser votados nesta semana, mas evitou especificar o dia em que as matérias serão pautadas.