Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula aponta o entrave para a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia

Em discurso na Cúpula do bloco econômico sul-americano, o presidente defendeu "ambiciosa agenda comercial externa"

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2024, 15h52 - Publicado em 8 jul 2024, 13h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, nesta segunda-feira
    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, nesta segunda-feira (Ricardo Stuckert/PR)

    O presidente Lula apontou a dificuldade dos europeus em “resolver suas próprias contradições internas” como o único entrave à conclusão do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

    A declaração foi feita nesta segunda-feira, durante o discurso do brasileiro na Cúpula do bloco econômico sul-americano, realizada em Assunção, no Paraguai.

    O petista defendia que a atualização do Mercosul implica em “uma ambiciosa agenda comercial externa” e citou a assinatura do acordo do bloco com Singapura, o primeiro do grupo com um país asiático, fechado durante a presidência brasileira.

    Ele comentou ainda que, sob a atual liderança do presidente paraguaio, Santiago Peña, foi lançado o processo de negociação com os Emirados Árabes Unidos. E, na sequência, falou sobre as tratativas com a UE:

    Continua após a publicidade

    “Só não concluímos o acordo com a União Europeia porque os europeus ainda não conseguiram resolver suas próprias contradições internas”, declarou.

    “Nos orgulhamos de ser o primeiro país do bloco a ratificar o Acordo de Livre Comércio com a Palestina, mas não posso deixar de lamentar que isso ocorra no contexto em que o povo palestino sofre com as consequências de uma guerra totalmente irracional. Espero que neste ano possamos aprofundar o diálogo sobre um acordo abrangente com a China”, complementou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.