Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula conversa com Macron sobre busca por “solução pacífica” na Venezuela

No Chile para visita de Estado, o brasileiro recebeu ligação do francês e agradeceu o carinho dele na recepção à delegação brasileira na Olimpíada de Paris

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 ago 2024, 17h41 - Publicado em 5 ago 2024, 12h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva (L) and French President Emmanuel Macron chat during the launch of the Tonelero submarine at the Itaguai naval base in Itaguai, Rio de Janeiro State, Brazil, on March 27, 2024. President Emmanuel Macron told Brazil Wednesday France was "at your side" as the country seeks to develop nuclear-powered submarines, but without announcing specific collaboration on nuclear propulsion technology that Brasilia has pushed for. Macron was speaking during a ceremony to launch Brazil's third French-designed submarine, which will help secure the country's long coastline, dubbed the "Blue Amazon." (Photo by Pablo PORCIUNCULA / AFP)
    Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, em março deste ano (Pablo Porciuncula/AFP)

    O Planalto informou há pouco que o presidente Lula recebeu um telefonema do francês Emmanuel Macron nesta segunda-feira, 5, durante a visita de Estado do brasileiro a Santiago, no Chile, na qual os dois discutiram a situação na Venezuela após as eleições do último dia 28 de julho.

    Segundo o comunicado, o presidente da França elogiou a posição de Brasil, Colômbia e México emitida em nota conjunta na última quinta, e “a posição do país de estimulo ao diálogo entre o governo e a oposição venezuelana”.

    No texto, os três países reforçaram o pedido para que as autoridades eleitorais do país divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação, posição adotada pelo governo Lula desde o dia seguinte às eleições. Na madrugada seguinte ao pleito, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a vitória do presidente Nicolás Maduro, mas o resultado é questionado pela oposição e por boa parte da comunidade internacional.

    De acordo com o governo brasileiro, na ligação com Macron, Lula reiterou seu “compromisso com a busca de uma solução pacífica entre as partes e que respeite a soberania do povo venezuelano”.

    Na mesma conversa, o francês agradeceu a presença da primeira-dama Janja da Silva na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e Lula “agradeceu o carinho de Macron e de sua esposa na recepção à delegação brasileira”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.