Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula elogia Galípolo, mas diz que ainda não pensa na sucessão do BC

Presidente voltou a criticar a taxa de juros e menosprezou lei de autonomia do Banco Central

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jun 2024, 10h37 - Publicado em 26 jun 2024, 10h15

O presidente Lula elogiou nesta quarta-feira o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, um dos nomes mais cotados para suceder Roberto Campos Neto na chefia da autarquia.

“O Galípolo é um companheiro altamente preparado, conhece muito o sistema financeiro, mas eu ainda não estou pensando na questão do Banco Central. Vai chegar um momento em que eu vou pensar, e vou indicar um nome para ser o presidente do Banco Central”, disse o petista em entrevista ao Uol.

Sobre outros nomes especulados pelo mercado, como Aloizio Mercadante e Guido Mantega, Lula tergiversou.

“Eu não indico o presidente do Banco Central para o mercado. Eu indico o presidente do Banco Central para o Brasil. Ele vai ter que tomar conta dos interesses do Brasil. E o mercado, seja ele o mercado financeiro, o mercado empresarial, o mercado produtivo, tem que se adaptar a isso”.

Continua após a publicidade

Sem citar Campos Neto, Lula criticou a lei que garante a autonomia da autarquia, voltou a atacar a taxa de juros e disse que o BC não pode se preocupar apenas com a inflação.

“Eu não preciso de uma lei para ter autonomia. Eu preciso respeitar a função do Banco Central”, afirmou após relembrar da relação com Henrique Meirelles nos primeiros governos petistas.

“O cara não pode cuidar só da inflação. Precisa cuidar o seguinte: o Banco Central vai ter um plano de meta de crescimento? Eu quero controlar a inflação, mas eu quero crescer. A gente vai avançar para isso?”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.