Lula recebe presidente eleito do Paraguai no Planalto
Santiago Peña tomará posse em meio a negociações com o Brasil para revisar o acordo de Itaipu
Eleito há duas semanas, Santiago Peña assume como novo presidente do Paraguai em agosto. Nesta terça, Lula recebeu o novo chefe de Estado paraguaio no Palácio do Planalto em uma conversa de cerca de uma hora. O chanceler, Mauro Vieira, esteve no Paraguai durante a campanha presidencial e conversou com Peña e com seu adversário Efraín Alegre.
Neste ano, o tratado de Itaipu completa 50 anos e as bases financeiras da comercialização de energia da hidrelétrica binacional devem ser renegociadas. O tema foi discutido na reunião bilateral e é o grande assunto deste ano entre os países.
“Eu disse ao presidente Lula que hoje só posso olhar com admiração para o que brasileiros e paraguaios fizeram há 50 anos. Disse a ele que quero que, em 50 anos, olhem da mesma forma para o que nós fizermos hoje, que possamos melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Nossa conversa não pode ser apenas sobre investimento e dinheiro, mas sobre o processo de integração”, disse Peña, em entrevista após o encontro com o presidente brasileiro.
As negociações devem iniciar no segundo semestre. No Paraguai, há pressão para o país ceder a energia ao Brasil a preço de mercado, o que até então não foi aceito pelo governo brasileiro. Outro ponto que pode ser revisto é o atrelamento da tarifa ao dólar.