Lula vai inaugurar única fábrica brasileira de insulina, diz CEO da Biomm
Cerimônia em Nova Lima (MG), em 26 de abril, marca abertura de unidade após investimento privado de R$ 800 milhões

A Biomm vai inaugurar uma fábrica de insulina em Nova Lima (MG), em 26 de abril, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do CEO da empresa de biotecnologia, Heraldo Machezini. Ele afirma que a unidade é, hoje, a única fábrica brasileira do medicamento – há outras plantas no país de empresas estrangeiras.
“Vamos produzir a insulina glargina, análoga, melhor que a humana. Ela oferece maior segurança para o paciente e significa a possibilidade de mais acesso em termos econômicos e tecnológicos e, sobretudo, o tratamento para 15 milhões de diabéticos que há no Brasil”, disse o executivo ao Radar.
Fruto de um investimento de 800 milhões de reais, a fábrica recebeu aprovação da Anvisa no início de abril. Tem capacidade de produzir 20 milhões de unidades de seringas do tipo carpule por ano – e, em breve, canetas, segundo a Biomm. A empresa afirma que exercerá um papel estratégico para suprir a crescente demanda de insulina no Brasil.
Do valor investido, 80% vem de aumentos seguidos de capital da Biomm na B3 e 20% da contração de dívidas, em grande parte já amortizadas.
O CEO da empresa afirmou que uma fábrica de produção biotecnológica é “muito mais sofisticada” do que uma unidade farmacêutica tradicional.
“Os padrões de segurança e os processos de construção, validação e aprovação sanitária são mais complexos. Os equipamentos são desenhados sob medida para a nossa planta. Não se compram na prateleira”, disse Marchezini.