Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Metade dos brasileiros acha que igualdade de gênero ‘foi longe demais’

Pesquisa da Ipsos levantou 48 questões sobre direitos das mulheres em 32 países

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2023, 19h40 - Publicado em 9 mar 2023, 15h30

Em uma pesquisa feita para o Dia Internacional das Mulheres, 50% dos brasileiros dizem concordar com a afirmação: “quando se trata de dar às mulheres direitos iguais aos dos homens, as coisas já foram longe demais no meu país”. O número é menor do que a média global (54%) observada no levantamento que compreende 32 países. 

O instituto responsável pela pesquisa esclareceu que a amostra no Brasil é “mais urbana, mais educada e mais rica do que a população em geral”. 

O dado alerta para aumento do retrocesso em relação à percepção de desigualdade entre homens e mulheres no país nos últimos anos. Em 2019, 37% dos brasileiros concordaram com a afirmação e, em 2021, o número havia caído para 25% dos entrevistados. 

Para os analistas da Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa e inteligência de mercado do mundo, que aplicou o questionário, os dados globais mostram que “o progresso na igualdade de gênero continua em risco de estagnar”.  

A pesquisa levantou 48 questões. As amostras, de cada país, variaram entre 500 e 2.000 homens e mulheres entre 16 anos e 74 anos. No Brasil, foram 1.000 entrevistados. A amostra global foi de 22.508 pessoas e a margem de erro é de até cinco pontos percentuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.