Ministério da Saúde mapeia movimentos sociais com ações nas periferias
Pasta afirma querer fortalecer ações de saúde e políticas igualitárias com colaboração com organizações não governamentais

O Ministério da Saúde está avançado na construção do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde (MapaMovSaúde). A ideia, segundo a pasta, é estreitar o diálogo com movimentos sociais e representantes de associações, coletivos e organizações não governamentais que atuam em favelas e periferias urbanas e rurais para fortalecer as ações de saúde e promover políticas igualitárias.
Agora, o projeto se prepara para inaugurar a Plataforma Wiki, um espaço virtual que reunirá saberes e práticas dos representantes dessas iniciativas, dando a eles visibilidade e permitindo que os próprios movimentos sociais alimentem e atualizem o conteúdo de forma colaborativa. A plataforma faz parte da construção do mapa.
A Saúde quer demonstrar como a participação popular contribui para o fortalecimento do SUS em diversas áreas, desde a promoção da saúde mental até a luta por melhores condições de saneamento básico. O lançamento do mapa está previsto para 11 de setembro, em Brasília.