Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ministra de Lula defende mais crédito para Norte e Nordeste

Ao lado de Esther Dweck, o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento também defendeu o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento

Por Redação
Atualizado em 13 Maio 2024, 22h28 - Publicado em 30 ago 2023, 16h34

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou nesta quarta de um evento em Brasília realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento e defendeu o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Com 5,1 trilhões em ativos, o SNF é uma rede de instituições financeiras públicas e privadas de todo o país que atuam regional e nacionalmente, financiando setores estratégicos da economia.

“O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento que têm um Sistema Nacional de Fomento consolidado e regionalizado, com instituições espalhadas por todo o país”, afirmou a ministra, durante o 8º Fórum de Desenvolvimento.

Presidente da ABDE e também da Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera disse no evento que tem conversado com governadores dos estados do Norte e Nordeste para fortalecerem o SNF nas regiões.

“O Sul e Sudeste aprenderam muito bem a trabalhar o Sistema Nacional de Fomento. Temos uma parte do Brasil que precisa usar melhor e com mais presença esse sistema”, declarou.

O SNF é formado por 34 instituições públicas de desenvolvimento associadas à ABDE — entre elas bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento, agências de fomento, bancos comerciais estaduais, bancos cooperativos, além da Finep e do Sebrae — e responde por 96% do financiamento a municípios; 93% da carteira de crédito para o financiamento ao setor público; 86% de crédito para investimentos em infraestrutura; 81% do crédito rural brasileiro e 73% da carteira de crédito de financiamento com prazo superior a três anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.