Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministros de Lula detonam gestão de Rui Costa na Casa Civil

O Radar ouviu alguns dos mais importantes auxiliares do presidente e constatou o elevado nível de reprovação do gerentão baiano na esplanada

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 ago 2024, 06h18 - Publicado em 30 ago 2024, 06h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • EM ALTA - Lula e Rui Costa: fiel à cartilha do mandatário, o chefe da Casa Civil sonha em suceder-lhe
    "Não é Rui. É Rei. Ele se comporta como monarca", diz um auxiliar de Lula sobre Rui Costa (André Borges/EFE)

    Lula disse outro dia que considera Rui Costa um “primeiro-ministro” e garantiu que “dorme tranquilo” com o baiano na Casa Civil.

    Os elogios do presidente surgem num momento delicado para o gerentão baiano. A insatisfação dentro do governo com a atuação dele nunca esteve tão latente.

    Ministros ouvidos pelo Radar têm uma série de definições impublicáveis para qualificar o ministro mais importante do governo. Na versão mais palatável, ele é descrito como incompetente e nocivo ao próprio sucesso do governo.

    “O presidente gosta dele, mas a verdade é que como gestor ele joga contra o tempo todo. Não é Rui. É Rei. Ele se comporta como monarca”, diz um auxiliar de Lula que já perdeu projetos importantes que ficaram presos na “desorganização da Casa Civil”.

    Continua após a publicidade

    Além de marcar reuniões e não aparecer ou surgir atrasado, Costa, garante um colega de governo, é grosseiro, destrata técnicos e outros ministros sem dó.

    “É dupla personalidade. Na frente de Lula, é todo sorridente. Sem ele, não respeita nada, vive de cara fechada”, diz um colega.

    Costa e Alexandre Padilha, por exemplo, não se suportam. Com Ricardo Lewandowski, o problema é de pontualidade nas reuniões. “Deu a hora e ele não chegou? O Lewandowski levanta e vai embora, não fica esperando, não”, diz um auxiliar.

    Continua após a publicidade

    Outros dois importantes ministros, dizem que Costa ignora propostas, perde prazos e prejudica agendas positivas por falta de visão. “É o atrapalhador oficial do governo”, diz um deles.

    Todos os ministros ouvidos pelo Radar citam histórias concretas de como a Casa Civil atrapalha a rotina dos ministérios e enterra agendas positivas para o governo. O Radar não detalha, no entanto, porque todos pediram anonimato por temerem retaliações do baiano.

    Costa, em sua defesa, diz aos colegas que paga o preço de ser acionado a todo momento por Lula, não conseguindo ser pontual, e que é duro nas reuniões porque tem de cobrar resultados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.