Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nardes, do TCU, vai continuar afastado por questão médica; saiba o motivo

O ministro tirou licença de cinco dias na última terça, após a divulgação de um áudio sobre "um movimento muito forte nas casernas" por Jair Bolsonaro

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 nov 2022, 10h44 - Publicado em 28 nov 2022, 10h31

Após a repercussão do áudio em que disse ter informações sobre “um movimento muito forte nas casernas” pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Augusto Nardes, do TCU, entrou de licença médica na última terça-feira, pelo período de cinco dias. Na ocasião, ele não informou o motivo do afastamento.

Procurado pelo Radar há pouco, na manhã desta segunda, ele informou que continuaria afastado porque está com um problema na coluna, por “uma artrose”, que foi diagnosticado por uma médica. “Não consigo nem sentar”, comentou o ministro, que completou 70 anos de idade no mês passado.

Questionado pela coluna se há previsão de retorno ao trabalho, Nardes disse que não e que teria que desligar a ligação porque estava no médico naquele momento.

Na gravação, que veio à tona no último dia 20, previu para “as próximas horas”, dias ou, no máximo, semanas um “desenlace bastante forte na nação”, um “conflito social” com consequências imprevisíveis.

Ouça o áudio:

O contexto da fala golpista do integrante do Tribunal de Contas da União sobre o “pior momento que a nação vai viver, mas [que] talvez seja importante para poder recuperar” é a derrota de Bolsonaro nas urnas para Lula — que foi o responsável pela sua nomeação para o tribunal, em 2005, quando Nardes era deputado federal pelo PP, pelo Rio Grande do Sul.

Em “nota de esclarecimento” enviada na segunda-feira da semana passada, o ministro afirmou que “lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”.

“Para que não pairem dúvidas, [o ministro] esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”, diz o texto enviado pelo TCU.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.