Cláudia Mansani Queda de Toledo foi nomeada nesta quinta-feira como nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a instituição ligada ao MEC responsável pela avaliação da pós-graduação no Brasil.
Ocorre que a nova presidente da Capes é reitora de uma universidade particular, o Centro Universitário de Bauru, faculdade particular que antes tinha o nome de Instituto Toledo de Ensino (ITE) — fundada por sua família.
Além de ser reitora, Cláudia fez graduação e doutorado em Direito na universidade fundada pela família. Lá também foi onde estudou o próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Na Capes, logo após o anúncio da nomeação, a dúvida que paira é a seguinte: não haveria conflito de interesses em Claudia ser presidente do órgão que avalia a pós-graduação, sendo ela dona e reitora de uma instituição avaliada?
Vale lembrar que em 2021 será realizada a avaliação quadrienal, quando o rendimento dos mais de 7 mil programas de pós-graduação será medido. Integrantes da Capes temem uma enxurrada de aprovações de cursos sem qualificação.