Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O acordo de Castro e Guedes para manter o RJ na recuperação fiscal

Técnicos da Economia divulgaram que o estado descumpriu exigências do regime em que lhe é permitido rolar dívidas com a União

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 fev 2022, 10h28 - Publicado em 10 fev 2022, 10h28

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), esteve na quarta com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília, em uma reunião para costurar um acordo para manter o estado no chamado Regime de Recuperação Fiscal.

Por meio do regime, os estados são autorizados a rolarem dívidas com a União com o objetivo de dar um alívio no caixa estadual. Em contrapartida, as unidades federativas têm de se comprometer com uma série de medidas de arroxo econômico e controle de gastos.

No final do ano passado, Castro anunciou reajuste salarial de 13,05% para o funcionalismo, o que levou técnicos da Economia a ligarem o alerta, dado que aumento foi acima da inflação acumulada no ano. Esse tipo de reposição feriria o acordo com a União.

De olho nas eleições deste ano, Castro bateu o pé e manteve o reajuste, à revelia do governo federal. Como o governador é da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, iniciou-se um processo de negociação entre os dois lados.

Continua após a publicidade

Nesta quarta, um passo em direção a um consenso foi dado, segundo as partes envolvidas. De acordo com o governador, no início das discussões, eram 30 pontos de divergência. Agora seriam apenas dois, o teto de gastos e concessão de um triênio aos funcionários públicos. Esses pontos serão debatidos em uma próxima reunião.

“Depois de muita conversa e negociação, o ministério entendeu as justificativas do Estado do Rio, e agora temos duas questões de interpretação jurídica”, disse Castro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.