O que torna a Cracolândia tão atraente a usuários de drogas em SP
Na avaliação de interlocutores da prefeitura, usuários são atraídos por estrutura de assistência social e baixa repressão contra uso de drogas no local
Quando se fala em Cracolândia nos corredores da prefeitura de São Paulo, alguns auxiliares de Ricardo Nunes, que atuam na busca de soluções para o problema, avaliam que muitos usuários de drogas são atraídos ao lugar pela suposta “fama” em torno da qualidade da droga vendida por lá. O governo municipal quer combater a reputação que a Cracolândia ganhou no mundo do crime.
Segundo interlocutores da prefeitura, além das conversas no submundo, os usuários encontram, em meio à massa de dependentes, um lugar onde poderão fumar crack sem serem incomodados. Aliado a isso, a região é coberta pela rede de assistência social, com abrigos, unidades de saúde e comida gratuita ou vendida a preços muito baixos, o que também serve de atrativo, num duro dilema que desafia gestores públicos há anos.
Como mostrou o Radar, a Polícia Civil deve intensificar diligências repressivas na Cracolândia. No último sábado, 18 pessoas foram presas, das quais seis vão responder em liberdade.