O ministro das Cidades, Jader Filho, comandou nesta quinta e sexta-feira, no Palácio Itamaraty, em Brasília, uma reunião do Fórum de Ministros e Altas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e do Caribe, o Minurvi, que discutiu a resiliência climática e o crescimento sustentável dos assentamentos humanos na região.
“Vivemos uma cruel contradição: ao mesmo tempo em que a região é responsável apenas por 10% das emissões globais, é uma das áreas mais afetadas do planeta pelos impactos das mudanças climáticas. Isso devido à sua localização geográfica e características socioeconômicas. Eventos climáticos graves, cada vez mais frequentes e intensos, ameaçam os progressos alcançados em termos de desenvolvimento e bem-estar”, declarou Jader Filho em seu discurso no encontro.
Ele anunciou discussões sobre estratégias de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas, como o planejamento do uso do solo e a integração da gestão de risco de desastres no planejamento urbano.
A reunião contou com a participação de Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil; Elkin Velásquez, da ONU Habitat para a América Latina e o Caribe; Diego Aulestia, chefe da Unidade de Assentamentos Humanos do Cepal; e Tatiana Gallego, chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID; além de representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, México, Equador, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela e países da América Central e do Caribe.