Para deter lobby, Lula quer reunião com plataformas sobre PL das big techs
Ideia é apresentar linhas gerais do texto que trará regras para atuação das empresas e tentar mitigar resistências ao avanço da matéria

Com o objetivo de driblar a ampla atuação das plataformas junto aos parlamentares, o governo Lula quer convidar representantes dessas empresas para apresentar as linhas gerais do PL das Big Techs, que pretende regular, de forma mais ampla, o conteúdo disseminado nas redes.
A ideia é apresentar um esboço do texto para tentar mitigar resistências ao avanço da matéria
O encontro ainda não tem data definida para acontecer, mas a expectativa é que a conversa ocorra até a próxima semana, já que o Executivo quer despachar a proposição para o Congresso ainda em agosto.
Há a leitura de que é preciso aproveitar o momento em que o Legislativo está disposto a votar textos relacionados ao assunto, como é o caso do PL da Adultização, que deve ser aprovado hoje pela Câmara e já conta com o compromisso do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em votar o tema com celeridade.
Paralelamente também deve haver uma ofensiva juntos às bancadas do Congresso para uma apresentação das mesmas linhas gerais para que os congressistas também entendam as iniciativas e para mitigar eventuais resistências.