Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon vai realizar uma operação em 24 municípios de Minas Gerais e Sergipe, a partir de 12 e 18 de janeiro, respectivamente. Até o mês que vem, professores e estudantes universitários que são chamados de “rondonistas” utilizarão suas habilidades em diferentes áreas do conhecimento para levar bem-estar e qualidade de vida a comunidades vulneráveis dos estados.
Cerca de 500 participantes (professores e estudantes universitários) atuarão, de forma voluntária, oferecendo oficinas práticas e palestras que tratam temas como educação ambiental para crianças, artesanato, panificação, primeiros socorros e doença crônicas (para agentes da saúde).
Criado em 1967 com o objetivo de desenvolver e fortalecer a cidadania em estudantes universitários, o projeto é uma parceria do governo federal com estados, municípios e instituições de ensino superior. As Forças Armadas prestam apoio logístico às ações do programa.
Ao longo do ano passado, 1.000 universitários tornaram-se rondonistas e puderam atender 120.000 pessoas em cinco estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia.