A rede estadual de ensino do Paraná passou a contar a partir deste mês de agosto com o recurso digital Khanmigo, ferramenta de inteligêncbia artificial incorporada como apoio no ensino da matemática. O estado é o primeiro do país a usar a plataforma, que funciona como um “tutor digital” na resolução de exercícios.
Segundo o governo, o sistema proporciona suporte individualizado aos alunos, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante.
Inicialmente, o Khanmigo foi disponibilizado para aproximadamente 7.000 estudantes de 98 escolas pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de Apucarana, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Goioerê, Francisco Beltrão, Wenceslau Brás, além de Curitiba e Região Metropolitana.
A ferramenta também atende os professores, funcionando como assistente que auxilia no planejamento de aulas, atividades, avaliações e acompanhamento do desempenho dos alunos, tanto em nível de turma quanto individualmente. O programa possibilita, ainda, múltiplas aplicações em sala de aula, como revisão de conceitos, apoio na elaboração de planos de aprendizagem e avaliação da compreensão dos alunos.
A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas foram implementadas a pedido do governador Ratinho Junior e também são são usadas para suporte à leitura, redação e inglês, além de sistemas de avaliação da aprendizagem.