Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

São Paulo começa a votar Lei das Antenas, que abre caminho para 5G

Cobiçada pelas empresas de telefonia, instalação dos equipamentos deverá ser condicionada a contrapartida em regiões periféricas

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jun 2021, 12h30 - Publicado em 16 jun 2021, 10h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vista panorâmica do centro de São Paulo, com destaque para as antenas da avenida Paulista, ao fundo
    Vista panorâmica do centro de São Paulo, com destaque para as antenas da avenida Paulista, ao fundo (Danilo Valentini/VEJA/VEJA/VEJA/VEJA)

    A Câmara Municipal de São Paulo começa a votar nesta quarta um projeto de lei que abre caminho para a futura implementação do 5G na cidade.

    O PL 347/2021, chamado de ‘Lei das Antenas’, prevê a instalação de torres de telefonia na capital com o intuito de expandir o sinal de celular e de internet, com foco nas regiões periféricas.

    Regularizando as antenas utilizadas para transmissão e propagação do sinal de internet móvel 3G e 4G, já existente, o texto abre caminho para a vislumbrada tecnologia 5G, que promete maior cobertura, velocidade mais rápida e conexões mais estáveis.

    O mercado de telecomunicação na capital é sabidamente cobiçado e, já na próxima semana, deve acontecer audiência pública com empresas do setor.

    As telecoms devem milhões à prefeitura e, como forma de equacionar o problema, o Legislativo quer autorizar a cobrança dessas dívidas, aumentando a arrecadação do município, e delinear regras de contrapartida na instalação de antenas pelas empresas.

    Continua após a publicidade

    “As empresas de telefonia têm dívida com o município e isso precisa ser acertado. Outro ponto é o preço das antenas a ser cobrado pelo município: o preço da antena pequena, a antena grande e a 5G”, disse o presidente da Câmara, Milton Leite (DEM).

    Os vereadores ainda irão definir regras durante a tramitação do projeto, mas o texto que será votado exige que, para cada antena regularizada onde há infraestrutura em bairros centrais, haja a obrigatoriedade da instalação de uma antena também nas regiões com menos cobertura, na periferia.

    “Não é possível os Jardins discutir 5G e a Colônia [bairro do extremo sul da capital] sem sinal para transmitir para nossas salas de educação e a unidade de saúde sem condições de atender [a população]”, diz Leite.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.