Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Secretário de Paes faz piada com o recuo de Tarcísio sobre o Santos Dumont

Depois da grita geral no Rio sobre a modelagem escolhida pelo governo, ministro da Infraestrutura vai mudar edital de concessão do aeroporto

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jan 2022, 17h34 - Publicado em 14 jan 2022, 17h30

A grita no Rio era generalizada desde o fim do ano passado, quando o governo de Jair Bolsonaro anunciou que o aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense, estaria no último bloco de terminais a serem concedidos à iniciativa privada durante a atual gestão. O leilão está previsto para este ano.

Os técnicos da pasta da Infraestrutura apresentaram um edital que agradou o titular Tarcísio de Freitas, mas provocou a ira de políticos locais, dado que previa um aumento no número de voos internacionais no terminal, algo que, segundo argumentaram os críticos da proposta, poderia levar à insolvência o outro aeroporto da cidade, o internacional do Galeão/Tom Jobim, na Ilha do Governador, a 20 quilômetros do centro.

Os críticos diziam que o governo federal estaria turbinando o aeroporto central e historicamente doméstico para valorizar o ativo que será concedido. O movimento seria predatório com o aeroporto mais afastado, já operado atualmente pela iniciativa privada.

Aliado de Jair Bolsonaro, o governador Cláudio Castro teve que se colocar ao lado da província na discussão. Prefeito do Rio, Eduardo Paes chamou o edital de eleitoreiro. Nesta quarta, o ministro Tarcísio teve que recuar. O governo anunciou a criação de um grupo de estudos para buscar uma modelagem que seja consenso.

Continua após a publicidade

Não bastasse o recuo claro e não bastasse o problema não ter sido resolvido ainda, o secretário de desenvolvimento de Paes, Chicão Bulhões, resolveu tripudiar do revés do governo federal.

“Muito boa a notícia sobre o recuo do governo federal na modelagem de concessão do aeroporto Santos Dumont. O governador finalmente levou o caso, o presidente finalmente atendeu, o ministro finalmente recuou. E o secretário de Aviação Civil? Que escreveu artigo no Globo chamando todo mundo que não concordava com ele sobre a modelagem de antidemocrático e antieconômico? Será que ele agora acha isso dos chefes dele?”, disse Bulhões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.